Uma imagem divulgada por jornais norte-americanos nessa quinta-feira revelou que o pouso do vôo 8078 da TAM, que partiu do Rio de Janeiro para Nova York na quarta-feira, por pouco não virou tragédia. Na foto, publicada por jornais como o New York Post, é possível ver que as rodas dianteiras da aeronave não estavam alinhadas corretamente no momento do pouso.
Por rádio, um controlador do aeroporto JFK avisou aos pilotos que as rodas pareciam estar inclinado. "A roda dianteira parece estar na posição errada", disse da torre. Em seguida o comandante do voo respondeu: "Nós já reiniciamos o sistema e tudo parece normal aqui". Mas o controlador insistiu: "Não parece estar normal. Parece estar travado a 90 graus". O comandante da aeronave decidiu realizar, então, um pouso de emergência depois de consultar a tripulação, os funcionários da companhia aérea no Brasil e os controladores.
Ele pousou apenas com as rodas de trás, mantendo a frente do avião empinada para cima. De maneira milagrosa, pouco antes de tocar o chão, as rodas dianteiras do avião retornaram para o ângulo correto e o pouso aconteceu sem problemas. "Foi como se a mão de Deus virasse as rodas", disse um oficial da Autoridade Portuária ao site do New York Post. No total, 190 pessoas estavam a bordo da aeronave.
Em entrevista ao Jornal Nacional, o presidente da Associação Brasileira dos Pilotos, George Sucupira, explicou que se o trem de pouso não tivesse alinhado poderia ter sido arrancado com o impacto. “Aí ele bateria com o nariz no chão e teria outras consequências, poderia ter saído da pista. O piloto foi perfeito e teve muita sorte”, disse.
Veja as imagens do momento do pouso divulgadas pelo noticiário internacional ABC7: