São Paulo — O Brasil se despediu da eterna rainha da televisão com muitos aplausos, pétalas de rosas e gritos emocionados de “Hebe, eu te amo”. Vítima de uma parada cardio-respiratória na madrugada de sábado, a apresentadora Hebe Camargo, de 83 anos, foi enterrada ontem no cemitério Gethsemani, em São Paulo, por volta das 10h30. A cerimônia reuniu familiares, amigos e uma multidão de fãs que se aglomeraram para o último adeus à artista. Sob comoção geral, o público presente entoou versos de Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, uma das muitas paixões da apresentadora que por mais de seis décadas levou sua energia e alegria contagiante para milhões de brasileiros.
A despedida de Hebe Camargo fez jus à sua estrela. Após ser conduzido em um carro do corpo de bombeiros, o caixão que levava a apresentadora chegou ao cemitério sob uma bandeira do Brasil e recebeu os primeiros de muitos aplausos do público presente. Como se estivesse prestes a começar mais um de seus programas na televisão, o corpo da apresentadora foi recebida com gritos de “Hebe! Hebe!” pelos fãs. A cerimônia de sepultamento foi curta. Próximos ao túmulo estavam familiares, amigos e personalidades como o governador Geraldo Alckimin e os apresentadores Otávio Mesquita, Leão Lobo, Luciana Gimenez e Serginho Groisman.
Cerca de 1,5 mil pessoas acompanharam o enterro, de acordo com estimativa da organização do cemitério. Pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, participaram da última homenagem à Hebe, como uma amostra do carinho que a apresentadora sempre recebeu do público. “Pra mim, ela era uma rainha. Não tem outra igual. Sempre que eu estava triste, era ela quem me alegrava”, disse a fã Maria Aparecida Salves, 58 anos. “Hebe era uma deusa, de tanto que eu gostava dela. Nunca vou esquecer o sorriso dela”, exaltou emocionada a fã Esthel de Castilho Santos, 83 anos, que também acompanhou o velório e afirmou nem ter dormido para poder participar do enterro de Hebe.
Após o sepultamento, dezenas de coroas de flores enviadas por parentes, amigos e personalidades como a presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso ornamentaram o túmulo de Hebe. O público presente mais uma vez deu uma salva de palmas para Hebe e entoou versos de Roberto Carlos. Assim que amigos e familiares deixaram o local, os fãs puderam enfim se aproximar e entregar flores, como a rosa vermelha colombiana, a preferida da apresentadora. Horas após o enterro, muitos fãs e curiosos ainda se dirigiam ao local para um último adeus à Hebe.
Leia Mais
Alckmin destaca importância de Hebe para história da TVCorpo de Hebe Camargo é enterrado em São PauloÍcone da TV brasileira, Hebe foi precursora de um estilo que ficará imortalizado para os fãsSilvio Santos chega ao velório e dá o último "selinho" em Hebe CamargoHebe vira nome de avenida em São PauloUm dia antes de morrer, Hebe foi condenada a indenizar mulher de ChitãozinhoCâncer de Hebe é raro e atinge mais mulheres que homensO velório da artista, na madrugada de domingo, também atraiu uma multidão para o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. Estima-se que cerca de 8 mil pessoas compareceram ao local. Em um primeiro momento, apenas parentes e amigos velaram o corpo da apresentadora. Artistas como Silvio Santos, Roberto Carlos, Fábio Jr., Tom Calvalcanti, Wanderléa, Ronnie Von e Agnaldo Rayol e Cláudia Leitte, entre outros, participaram da solenidade visivelmente emocionados. Dono do SBT, emissora em que Hebe Camargo brilhou por 24 anos, Silvio Santos se despediu de Hebe com um selinho, marca característica da apresentadora. “A Hebe vai fazer muita falta não só na TV brasileira, mas principalmente no Teleton”, disse Silvio, em referência à campanha que Hebe estrelaria em novembro.
Pela manhã do domingo, antes do enterro, o padre Marcelo Rossi, amigo pessoal de Hebe, rezou uma missa de corpo presente no hall nobre do Palácio dos Bandeirantes. A cerimônia foi acompanhada de perto pelo público. Durante a solenidade, Marcelo Rossi revelou que havia realizado uma missa para Nossa Senhora na casa de Hebe na última segunda-feira e que a própria apresentadora pediu que ele fizesse uma missa idêntica no seu velório.
“Todos sabem do amor que eu tenho pela Hebe, ela foi uma mãe para mim. Ela é um exemplo de vida, além de um ícone da comunicação”, elogiou Marcelo Rossi. Sobrinho e empresário da apresentadora, Claudio Pessutti era um dos mais abalados com o falecimento de Hebe. “A lembrança que fica é de uma mulher alegre, forte e cheia de coragem”, disse Pessutti, traduzindo em poucas palavras um dos maiores ícones da televisão brasileira.