Os dados da Delegacia que trata de crimes praticados contra as pessoas idosas em São Luís revelam um número precoupante. São 30 ocorrências de violência contra o idoso por dia.
A titular da Delegacia do Idoso, Rosa Maria Castro Campos, relata que s maiores ocorrências estão entre crimes contra a honra, injúria, difamação, maus tratos, negligência de familiares, tendo essa última como maior grau de incidência.
A delegada informou ainda que em torno de 100 inquéritos já estão instaurados para serem apurados contra a violência doméstica e um número bem maior para serem apurados em outros casos.
“O número é grande e por isso pedimos encarecidamente que as pessoas que souberem ou olharem os maus tratos contra o idoso que denuncie, garantimos o anonimato e iremos trabalhar no caso com o intuito de combate”, disse a delegada.
Rosa Maria Castro Campos explicou ainda, que os idosos que já vivem acamados precisam de fato de uma atenção maior, de cuidados especiais, pois já estão com a saúde comprometida e é notório que as famílias não contribuem visando ajudar essas pessoas.
“Tanto que a maior incidência é causada nas famílias, onde sofrem ameaças geralmente por parentes usuários de drogas e sofrem constantemente diversas ameaças”, explicou a delegada.
Dia Internacional do Idoso
1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso e a data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social. As pessoas idosas são aquelas com mais de 65 anos, condição determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.
O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982. Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas.
Na década de 1980, a população mundial de idosos, segundo a ONU, era representada por 378 milhões de pessoas acima de 60 anos. Em 2011, essa população subiu para 759 milhões, é estimado que em 2050 serão 2 bilhões de idosos em todo o mundo e de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida no país, atualmente, ultrapassa os 73 anos. Atualmente, 64% dos idosos vivem em regiões menos desenvolvidas.