Leia Mais
Emissão de vistos dos EUA no Brasil sobe 6% em agostoEspera para tirar visto dos EUA cai em SPGoverno não vai aumentar número de vistos para haitianosEm entrevista, embaixador dos EUA Thomas Shannon fala sobre visto para brasileirosIsenção de visto para os EUA não será em curto prazo, afirma ministro Emissão de vistos de brasileiros para os Estados Unidos cresce 16% em nove mesesCai o número de brasileiros barrados na EspanhaPelo acordo, a isenção é válida para passaportes comuns e viagens até três meses de duração. Mas o texto permite a prorrogação do período desde que negociado com as autoridades de cada país. O fim do visto vale para quem viajar a turismo, visitar parentes e participar de conferências, reuniões e congressos – exceto quando a pessoa recebe recursos públicos para a participação.
O documento diz ainda que o acordo “não afeta” os já negociados bilateralmente entre o Brasil e um integrante da União Europeia. Os governos podem suspender a vigência do texto se considerarem necessário. Uma comissão técnica formada por brasileiros e europeus será criada para acompanhar o assunto.
O acordo entre o governo do Brasil e a União Europeia foi negociado em novembro de 2010 ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Veja os países que terão isenção de visto:
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Chipre
- República Checa
- Dinamarca
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- Romênia
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia