Leia Mais
Juiz marca audiência para tentar acordo em Belo MonteJustiça determina negociação para índios deixarem obras de Belo Monte Justiça Federal determina que Funai terá que mediar desocupação de Belo MonteFalta de energia em estação deixa Rio de Janeiro e Baixada Fluminense sem águaServiços nos canteiros de obra da Usina de Belo Monte são retomadosQuase metade dos municípios não fiscaliza qualidade da água, aponta pesquisaConsórcio suspende obras de Belo Monte após episódios de vandalismoAudiência pública em Belo Monte que estava marcada para esta segunda-feira é suspensaO MPF pede a reintegração de posse do canteiro, no Sítio Pimental, no qual há obras para o barramento definitivo do rio. Os moradores da região, dos quais alguns ocupam o canteiro, reivindicam compensações pelos impactos da obra.
Segundo o Ministério Público Federal, os impactos são concretos, como as ameaças à qualidade de vida dos indígenas e ribeirinhos. Porém, o MPF diz que não foram tomadas providências para evitar o agravamento da situação.
O descumprimento das condicionantes é objeto de uma ação cautelar do Ministério Público, que aguarda julgamento desde o dia 23 de julho na Justiça Federal em Belém. Para os procuradores da República que acompanham o caso, a licença de instalação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve ser cancelada devido à violação das condicionantes por parte da empresa Norte Energia, responsável pela construção da hidrelétrica.