Uma idosa de 80 anos morreu depois ter café com leite injetado na veia, em unidade de atendimento de São João de Mereti, no Rio de Janeiro. Segundo o delegado Alexandre Ziehe, a filha da vítima disse que Palmerina Pires Ribeiro estava internada desde o início do mês com pneumonia e infecção renal. A mulher relatou que viu o momento em que duas estagiárias de enfermagem injetaram café com leite no local errado e chamou o médico responsável, mas a idosa não resistiu.
Em nota, a prefeitura de São João de Mereti informou que abriu sindicância administrativa para esclarecer o caso e que tanto a estagiária técnica de enfermagem, como as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas de suas funções. Informou, ainda, que os responsáveis pelo erro serão punidos exemplarmente e deverão também responder a inquérito.
Esse o segundo caso em menos de uma semana no Rio de Janeiro. No dia 8 de outubro, a aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, também morreu 12 horas após receber sopa através de injeção na veia feita um enfermeiro da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, no sul fluminense. Ilda estava internada desde 27 de setembro, quando foi vítima de um acidente vascular encefálico que paralisou metade de seu corpo.