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Embora erguida, aeronave continua a interditar ViracoposVoos da Azul em Viracopos são suspensos durante a tarde desta segunda-feiraCapitão da PM é perseguido e baleado em Ribeirão PretoProcon pede explicações sobre atendimento a passageiros em ViracoposAnac começa a investigar demora na liberação do Aeroporto de ViracoposAeroporto de Viracopos tem quatro voos cancelados nesta terça-feiraAvião quebrado é retirado da pista de ViracoposA Infraero e a Centurion iniciaram os trabalhos de remoção da aeronave da pista ainda na noite de sábado, mas até o momento, não conseguiram sucesso. Na manhã de domingo (14), foram retiradas 67 toneladas de componentes eletrônicos do avião. Segundo a Infraero, não há previsão para a solução do problema. Funcionários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero e da Centurion trabalham com uma equipe de mais de 80 pessoas na remoção.
Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.
No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).
Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.
Desde o início das operações, das 6 horas até as 15 horas, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.