Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, ministro da Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o processo de isenção de vistos para brasileiros nos Estados Unidos não deve ser acertado em curto prazo . Ao lado da secretária de Estado, Hillary Clinton, Patriota disse que se reuniria ainda nesta quarta-feira com a ministra da Segurança Interna, Janet Napolitano, para discutir a medida, mas adiantou que o processo não será concluído de imediato.
Segundo Patriota, o livre acesso entre os dois países não será acertado no curto prazo devido a uma série de aspectos que ainda não foram avaliados. “As conversas foram positivas , mas o sistema da isenção de visto não será no curto prazo, pois há uma série de aspectos que precisa ser avaliada, como por exemplo, o desiquilíbro entre o número de brasileiros que deseja visitar os EUA e o número de norte-americanos que desejam visitar o Brasil”, disse o ministro.
Patriota afirmou, ainda, que mesmo sem o acordo sobre os vistos, o processo de concessão da permissão reduziu consideravelmente nos consulados dos dois países. “Os EUA abriram novos consulados e o prazo médio para se conseguir o visto, que antes era de 70 dias, passou para dois ou três dias”, completou.