Rio de Janeiro – O blecaute ocorrido pouco depois da meia noite desta sexta-feira deixou 100% do Nordeste e 77% dos estados do Pará, Tocantins e Maranhão sem energia durante a madrugada. Segundo nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o problema foi provocado por “um curto-circuito no segundo circuito da linha de transmissão” Colinas (TO)-Imperatriz (MA), justamente o que interliga o sistema Norte/Nordeste ao Sul/Sudeste.
Leia Mais
Apagão deixa Nordeste e parte do Norte no escuroPane em Itaipu causa apagão em diversos estadosFurnas investiga apagão na subestação de Foz do IguaçuApagão atinge Brasília e provoca transtornos no trânsito da capitalApagão deixa 940 mil sem luz no Estado do RioGoverno divulgará nota sobre resultado de reunião para avaliar blecaute que atingiu NordesteFornecimento de energia no Nordeste está restabelecido, diz ONSApagão foi pontual, não falta de investimento, diz ABCEMinistério de Minas e Energia diz não serem normais frequentes quedas de energiaApagão mostra falta de investimento, afirma Secretário de Energia de São PauloTécnicos vão ao Tocantins e Maranhão para investigar causa da falta de energiaComo na hora do blecaute o Nordeste precisava da energia do sul do país para atender a sua demanda, o corte no fornecimento da linha Colinas-Imperatriz provocou uma sobrecarga e todo o sistema precisou ser desligado.
No Norte alguns locais conseguiram manter o fornecimento de energia, como é o caso da capital paraense, Belém, que continuou atendida pela Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Em relação aos outros estados do Norte, Amazonas, Amapá e Roraima não estão interligados ao SIN. Rondônia e Acre se ligam ao SIN por outra linha de transmissão.
Segundo a nota do ONS, no processo de recomposição do sistema, cerca de 4 horas após a ocorrência, 70% das cargas estavam restabelecidas.