Jornal Estado de Minas

Incêndio destrói barracões de três escolas de samba no Rio

AgĂȘncia Estado
Um incêndio na tarde desta quarta-feira destruiu parcialmente os barracões de três escolas de samba do Rio: a Porto da Pedra e a Alegria da Zona Sul, que integram a Série Ouro (segunda divisão do carnaval do Rio), e a Flor da Mina do Andaraí, que faz parte do Grupo E (sexta divisão). Os galpões, onde são produzidos carros alegóricos e fantasias, são vizinhos na Rua Equador, na região portuária da capital fluminense. Ninguém se feriu, mas alegorias e fantasias se perderam.
Segundo os bombeiros, o fogo começou no galpão da Flor da Mina do Andaraí, se alastrou pelos dois barracões da Alegria da Zona Sul e, por fim, atingiu o espaço da Porto da Pedra, que tem sede em São Gonçalo (região metropolitana) e foi rebaixada neste ano para a segunda divisão.

De acordo com a Liga das Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), que administra os desfiles das divisões inferiores, não haverá mudança nos critérios de rebaixamento do próximo desfile, porque ainda há tempo de reconstruir alegorias e fantasias. As 19 escolas da Série Ouro vão desfilar nos dias 8 e 9 de fevereiro.

Flávio Mello, diretor de carnaval da Alegria da Zona Sul, disse que foram destruídos três chassis de carros alegóricos e o ateliê de fantasias. Outros dois carros escaparam porque não estavam no galpão. A escola ainda não sabe estimar o prejuízo.