Jornal Estado de Minas

Operação do Bope deixa um morto e um menor baleado no Rio

AgĂȘncia Estado
Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizam, na manhã desta quinta-feira, uma operação nas favelas do Complexo do Lins, no bairro de Lins de Vasconcelos, na zona norte do Rio de Janeiro. Até o meio-dia, um homem morreu e um menor de 17 anos foi baleado durante confronto com os PMs. Com o morto, ainda não identificado, foi apreendida uma pistola calibre 9 milímetros. Com o adolescente, foi encontrada uma pistola calibre 40. Ferido na perna, ele foi levado ao Hospital Salgado Filho, no Meier.
Durante a incursão, foi preso o foragido da Justiça Carlos Augusto Alves de Oliveira, 26 anos. Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Outras oito pessoas, entre elas um menor de 17 anos, foram detidas e levadas à delegacia para averiguação. Foram apreendidas ainda uma pistola calibre 380, duas motos roubadas, além de grande quantidade de drogas e munição de diversos calibres.

Além do Bope, participam da incursão policiais do Batalhão de Choque, Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromarítimo (GAM). Os PMs contam com o auxílio de um helicóptero blindado do GAM. O objetivo da operação é estabelecer um "perímetro de segurança" nos bairros da zona norte localizados no entorno das favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, ocupadas pelas forças de segurança na madrugada do dia 14 de setembro.

Até janeiro de 2013, estas comunidades ganharão duas Unidades de Polícia Pacificadora, elevando para 30 o número de UPPs inauguradas na capital. Até 2014, a promessa do governo do Estado é implantar 40 UPPs no Rio e na Região Metropolitana.