Jornal Estado de Minas

Receita apreende 500 mil em importados durante operação em Recife

Diário de Pernambuco
A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, cumpriram na manhã desta terça-feira mandado de busca e apreensão numa loja e numa residência no bairro de Boa Viagem, no Recife.
Segundo informações da Receita Federal, a operação verificou a ocorrência de crimes de descaminho e contra a ordem tributária praticados por pessoas físicas que, por meio de redes sociais, vendiam mercadorias de grife com indícios de importação irregular para clientes de bom poder aquisitivo.

A Receita Federal detalha, através de nota encaminhada à imprensa, que os produtos apreendidos têm valor em torno de R$ 500 mil. Foram retidas 1.250 peças de vestuário masculino e feminino, 80 bolsas, 50 relógios e 40 óculos de sol, além de bonés, carteiras, calçados, perfumes, maquiagens e produtos de beleza.

"Durante as investigações da inteligência da Receita Federal, foram constatadas diversas viagens dos indiciados ao exterior, e que estes entravam irregularmente com mercadorias como se fossem bagagem pessoal", diz a Receita, detalhando que "as mercadorias ficavam em exposição numa residência no bairro de Boa Viagem e até numa loja - também em Boa Viagem - montada exclusivamente para estas vendas".

Os produtos continham etiquetas de venda em varejo em língua estrangeira, e os relógios não possuíam selo do IPI, obrigatório a todos os relógios importados regularmente. A divulgação para venda se dava por meio de diversas redes sociais. Participaram da operação, nomeada como Operação MangueBeat 1, oito servidores da Receita Federal e oito policiais federais.