A lucidez de Oscar Niemeyer tem deixado a família mais tranquila a cada dia. Há 11 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, ele já se mostra inquieto com a internação. De acordo com o médico Fernando Gjorup, o estado clínico do arquiteto de 104 anos é estável e ainda exige cuidados. Ele segue em uma unidade intermediária e se submete a sessões de fisioterapia respiratória. Não há previsão de alta.
Bisneto de Oscar, o também arquiteto Carlos Niemeyer tem acompanhado a evolução do bisavô. Por telefone, ele contou ao Correio que é possível perceber o bom humor dele. “Ele disse a um amigo: ‘Renato, me tira logo daqui’ (risos). Estamos todos torcendo para isso.”
Leia Mais
Estado de saúde de Niemeyer ainda exige cuidadosEstado de Niemeyer deixa família otimista, mas arquiteto continua internadoBoa recuperação nos rins deixa médicos otimistas com Oscar NiemeyerEm coletiva, médicos dizem que saúde de Niemeyer está em franca melhoraNiemeyer é transferido para Unidade Coronariana e submetido a hemodiálisePiora estado de saúde de Niemeyer, diz boletim médicoOscar Niemeyer apresenta piora da função renalHá 12 dias internado, Niemeyer tem presença constante de parentesNo domingo passado, o próprio médico Fernando Gjorup informou que ele havia recebido um dos funcionários do escritório de arquitetura para discutir cálculos estruturais de um dos projeto. Ainda de acordo com o diretor-geral do hospital, em entrevista coletiva, no último domingo, a recuperação do arquiteto é satisfatória, mas ele inspira cuidados devido à idade avançada — Oscar Niemeyer completa 105 anos em 15 de dezembro.
Desde segunda-feira, o arquiteto se alimenta normalmente, mas conta com o auxílio de uma sonda gástrica para complementar a nutrição. Ele respira espontaneamente — não depende de aparelhos de ventilação mecânica —, mas mantém o trabalho de fisioterapia respiratória..