Vinte e uma crianças com idades entre quatro e nove anos da Escola Municipal Júlio Vicente, no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife, passaram mal após se alimentarem da merenda servida na instituição de ensino na manhã desta terça-feira (27). Os pequenos apresentaram sintomas como vômitos, desmaios, diarreia e olhos vermelhos, depois de comerem bolo de bacia com suco de caju no recreio, às 10h.
Muitos ligaram para os pais que tentaram resgatá-los, mas foram impedidos pela direção do colégio que mandou fechar as portas. Somente com a chegada de policiais militares do 11º Batalhão, os alunos foram socorridos. Uma das mães encontrou na lixeira do colégio a embalagem das polpas do suco, os pacotes mostravam que os congelados estavam vencidos desde o dia 22. O material foi entregue à polícia.
A Secretaria de Educação do Recife confirmou o caso e informou que equipes da Diretoria de Alimentação e da Vigilância Sanitária foram encaminhadas à escola para colher amostras da merenda, mas até o início da tarde desta terça-feira, nenhum representante da saúde ou educação municipal foi ao local.
As crianças foram socorridas para o Hospital da Restauração, no Derby, Hospital Helena Moura, na Tamarineira, e para a Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, onde permanecem internados, tomando soro e conscientes. Ainda de acordo com os familiares das vítimas, há 15 dias, outro caso de intoxicação alimentar foi registrado na escola.
A Prefeitura do Recife enviou nota oficial de resposta sobre o caso de intoxicação. De acordo com a Secretaria de Educação e de Saúde, os alimentos não estavam vencidos. Amostras foram colhidas e enviadas ao laboratório municipal. O laudo deverá ficar pronto em 15 dias.