O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse nesta segunda-feira que os tradicionais bondinhos de Santa Teresa, na capital fluminense, voltam às ladeiras do bairro em 2014. Desde um grave acidente em 2011, que matou seis pessoas e feriu mais de 50, os bondes foram retirados de circulação para reforma do sistema de transporte.
“O bonde de Santa Teresa, que entregaremos em 2014, é um novo transporte, que não é de massa, mas que será de alta qualidade, confortável e eficiente e se integrará ao VLT (veículo leve sob trilhos) da prefeitura e a outros modais”, afirmou o governador.
Leia Mais
Descarrilhamento de bonde mata três e fere 41 no interior de São PauloUm ano após acidente de bonde no Rio, moradores fazem homenagem às vítimasSistema de bondes de Santa Tereza, no Rio, está em processo de tombamento pelo Iphan Sete pessoas são ouvidas pela Justiça sobre acidente com bondinho de Santa TeresaProtótipo do novo bondinho de Santa Teresa será conhecido em fevereiro, mas já causa polêmicaMoradores de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, protestam contra retirada de bondes“Isso aí vai ser visto oportunamente”, declarou Julio Lopes. “Em princípio, o governo recupera o sistema integralmente e, depois, deverá discutir com a prefeitura o processo de municipalização ou de concessão”, informou, sem dar mais detalhes sobre a volta dos bondinhos.
Em abril deste ano, atendendo pedido dos moradores, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu o tombamento provisório ao Sistema de Bondes de Santa Teresa, por sua importância histórica e paisagística. No entanto, não especificou o modelo de trilho ou de bondes, para possibilitar atualizações de segurança nos equipamentos.