Uma ação inédita que resultou na apreensão, ainda vivas, de quase 400 tartarugas de espécies ameaçadas de extinção, entre elas a gigante da Amazônia, acaba de ser concluída pela Superintendência da Polícia Federal (PF) em Roraima. Os animais seriam vendidos em Boa Vista e, principalmente, Manaus. A carne da tartaruga é apreciada na região amazônica.
Leia Mais
Ibama apreende madeira retirada ilegalmente de floresta no oeste do ParáPolícia Federal apreende 14 mil animais silvestres este anoPolícia Rodoviária apreende 730 aves silvestres na BahiaPolícia ambiental solta mais de 6 mil tartarugas no RSPF faz operação contra irregularidades no sistema de saúde de Duque de Caxias (RJ)Populações de tartarugas marinhas crescem no Brasil, diz Projeto TamarOperação Calouro da PF prende 51 pessoasAs maiores tartarugas, com peso entre 50 e 65 quilos e idade presumida em torno de cem anos, ficavam fora da água, com o casco voltado para baixo, imobilizadas. As menores, amontoadas às dezenas em currais improvisados na mata, sem acesso a alimento e água.
A equipe da PF, que teve o apoio de um profissional do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e outro do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conseguiu devolver ao rio Branco e afluentes 362 tartarugas vivas. Foram achados 16 animais mortos em consequência dos maus tratos..