Jornal Estado de Minas

Filho diz que Verissimo continua a apresentar melhoras



O escritor Luis Fernando Verissimo, de 76 anos, vem melhorando gradativamente desde que recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) na segunda-feira. Seu quadro é considerado estável e, aos poucos, ele se recupera.

"As notícias são as mesmas, o que é uma boa notícia. A cada dia ele vai se recuperando um pouquinho. Ainda é uma coisa incerta, já que o quadro geral só se vê ao longo do tempo. Mas isso aponta que vai tudo se normalizar", afirmou Pedro Verissimo, filho do escritor.

Verissimo faz fisioterapia e se recupera em um quarto da internação do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Ele ficou 12 dias no CTI se recuperando de uma infecção. Agora, no quarto, lê jornais, vê televisão e recebe visitas da família. "Hoje, cada dia é um dia.
Melhor do que na semana passada, quando cada hora era uma hora. Ainda há um caminho longo de recuperação, mas nem se compara com o da semana passada", completa o músico.

Segundo ele, a família está comovida com o apoio que Verissimo vem recebendo desde que foi internado, no dia 21 de novembro. "Estamos muito comovidos com a reação das pessoas. Tem sido impressionante."

O escritor foi internado ao se sentir mal após uma viagem por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Ele se queixou de sintomas de gripe, o mesmo que seus companheiros de viagem, como sua mulher, Lúcia, o escritor Zuenir Ventura e o cartunista Chico Caruso. Entretanto, ao invés de apresentar melhoras, como os demais, o escritor gaúcho piorou.

No último dia 24, a equipe que atende Verissimo, chefiada pelos médicos Alberto Augusto Rosa, Sandro Cadaval e Eubrando Silvestre Oliveira, identificou que o escritor havia sido vítima do vírus Influenza A, a gripe comum. Pelo fato de ser hipertenso e diabético, seu quadro de saúde se agravou, fazendo com que fosse imediatamente internado, para ser sedado e auxiliado por aparelhos.

Além de escritor, Verissimo é jornalista, cartunista, roteirista de televisão, autor de teatro e tradutor.
Entre suas obras mais famosas estão O Analista de Bagé, Comédias da Vida Privada, As Cobras e A Velhinha de Taubaté. Seu pai, Erico Verissimo, é um dos principais autores brasileiros.
.