Leia Mais
Rio de Janeiro tem 3.171 desalojados e desabrigados pelas chuvasCruz Vermelha e Metrô recolhem doações para vítimas das chuvas no RioPrefeitura de Angra encaminhará ao governo relatório com necessidades do municípioLixo acumulado nas ruas ampliou tragédia no Rio de JaneiroMais de 200 mil pessoas já foram afetadas pelas chuvas no Rio de JaneiroAngra dos Reis ainda enfrenta falta de luz após as chuvas da semana passadaMoradores de seis comunidades do Rio vivem em locais com risco de deslizamentoReconstrução de Xerém, em Duque de Caxias, custará R$ 30 milhõesChuva afetou 82 escolas no Rio de JaneiroServiço móvel leva oferta de emprego e microcrédito a população afetada pela chuva Duque de Caxias se prepara para aumento de doenças após chuvasPara a dona de casa Selma Duarte, que teve sua casa arrastada pela força da água, a emissão do documento de identidade é apenas o primeiro passo de um longo caminho. "A água invadiu minha casa e destruiu tudo. Estou na casa da minha sogra e não tenho condições de ficar lá mais nenhum dia. É muito pequeno. Dos móveis que eu comprei para o Natal, para receber meus parentes, não sobrou nada. Só tenho minha roupa do corpo", lamentou.
O comerciante Claudemir dos Reis, que quase morreu devido a um deslizamento de terra próximo à sua casa, diz que dar entrada na certidão de nascimento é como nascer novamente. "Eu já tinha desistido de viver, estava completamente soterrado. Foi Deus que entrou na minha casa e me deu forças para lutar pela minha vida. Agora, com saúde, posso tentar tocar a minha vida. Vou começar tirando toda lama que ficou na porta do meu mercadinho e da minha casa. Não vai ser fácil, mas, com a ajuda de todos os meus vizinhos, nós podemos construir nossas vidas de novo", disse.
As pessoas que ficaram desabrigadas em decorrência das chuvas em Xerém já receberam 6 mil litros de água e 600 cestas básicas, segundo a Defesa Civil Estadual. Além disso, as vítimas do temporal da última quarta-feira (2) ganharam 1,1 mil colchonetes com kits de roupa de cama.