Uma pane no sistema de informática da Polícia Federal voltou a afetar a emissão de passaportes em todo o país na tarde desta quinta-feira. Segundo a assessoria do órgão, o problema ocorreu ainda na tarde de ontem e compromete a prestação dos serviços administrativos como o agendamento, a emissão e a entrega de passaportes, bem como o agendamento e o atendimento relacionados ao registro de estrangeiros. Por volta das 15h30, ainda não havia previsão de normalização dos serviços.
De acordo com nota divulgada pela PF, houve a indisponibilidade de um equipamento em Brasília, o que afetou os sistemas de informática do órgão em todo o país. Ainda segundo a nota, a empresa de informática contratada pela PF está trabalhando desde ontem para consertar os equipamentos com problemas e reestabelecer o atendimento à população.
As pessoas não atendidas estão sendo orientadas a retornar às unidades da Polícia Federal nos próximos dez dias úteis, independente de novo agendamento, em data e horário que lhes forem convenientes, portando consigo os agendamentos e protocolos referentes aos dias em que seriam atendidos. A PF esclarece que a atividade de repressão policial não foi prejudicada pelo evento.
No último dia 16, o sistema da PF também apresentou um problema que afetou os sistema de passaportes. Na ocasião, órgão informou que a pane aconteceu por causa de uma “falha no hardware essencial”que fornece todo o sistema da PF - da emissão de passaportes ao e-mail dos servidores.