Jornal Estado de Minas

Confira os sete pontos que ainda precisam ser esclarecidos na tragédia da boate

Confira os sete pontos que os investigadores da tragédia em Santa Maria precisam esclarecer

 O fogo
» Integrantes da banda informaram em depoimento à Polícia Civil que o incêndio teria começado devido a um curto-circuito nos fios que estavam no teto, e não por causa do sinalizador usado no show. Eles alegam que já estavam tocando outra música quando o fogo começou. Entretanto, outras testemunhas, inclusive um dos sócios da boate, insistem que o artefato conhecido por Sputnik foi o causador da tragédia.

 Lotação
» O número de pessoas que ocupavam a boate naquela noite, no momento da tragédia, ainda não está bem esclarecido. É preciso verificar se a quantidade de gente ultrapassou a capacidade permitida da casa noturna. O desrespeito ao limite de público acaba gerando dificuldades de esvaziar locais em caso de incêndio, desabamento ou outros distúrbios.

 Funcionários
» Os primeiros relatos apontam que seguranças da boate, por desconhecer o que estava ocorrendo, fecharam as portas, pensando se tratar de um calote coletivo. É preciso verificar o quanto tal postura dificultou a saída dos jovens. Além disso, a polícia avaliará se havia na casa noturna funcionários treinados  para lidar com incêndios.

 Imagens
» Nos depoimentos colhidos, surgiu a hipótese de haver um circuito interno de vídeo na boate, mas que teria sido retirado a mando dos donos depois da tragédia. A polícia não encontrou nenhum equipamento, tendo sido informada em seguida, pelos sócios, que o aparelho estava em manutenção havia cerca de três meses.

VEJA IMAGENS DA TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL


 Saídas
» Tem que ficar esclarecido se a casa noturna, pelo seu porte e características, deveria ter uma saída alternativa. Existia apenas um local para entrada e saída. Pior: pelos relatos das testemunhas, não havia qualquer sinal luminoso conduzindo o público à saída.

 O teto
» A espuma que revestia o teto parece ser, pela velocidade com que o fogo se espalhou e a fumaça produzida, altamente inflamável. É necessário checar se o material poderia ser usado para revestimento de uma casa noturna com estrutura para apresentações musicais, que demandam rede elétrica potente.

 Extintores
» Relatos de integrantes da banda informam que nem o vocalista nem seguranças da boate conseguiram acionar um extintor de incêndio assim que o fogo teve início. Não se sabe sobre a validade e o estado de conservação dos extintores. O fato de o plano de prevenção e controle de incêndios da boate ter vencido em agosto passado pode ter encoberto problemas com os equipamentos de segurança. A casa estava aguardando o trâmite do processo de renovação do documento.