Leia Mais
TRF dá prazo de dez dias para União se manifestar sobre demolição do antigo Museu do ÍndioMPF impede demolição de antigo Museu do Índio no RJÍndios pedem audiência ao governador do Rio para tentar impedir demolição de antigo museuFunai aprova estudos para criação de três terras indígenasÍndios se negam a deixar prédio do antigo museu no RioForça-tarefa conclui desocupação de área indígena em Mato GrossoO governo pretende construir um Centro de Referência da Cultura de Povos Indígenas, na Quinta da Boa Vista, zona norte do Rio, e criar o Conselho Estadual de Direitos Indígenas. A Secretaria de Assistência Social informou que irá prestar toda a assistência necessária, inclusive oferecendo transporte para retorno às aldeias de origem ou abrigos estatais.
“Não sei dizer se interessa aos índios. Em princípio, eles repudiaram. A ideia deles é permanecer naquele local, até porque hoje são os legítimos proprietários, já que usucapiram o antigo Museu do índio”, disse o defensor.
A decisão de reformar e tombar o museu foi tomada depois que a Justiça, em caráter liminar, no dia 26, impediu a demolição do edifício, que tem 150 anos. Em nota divulgada ontem (28), o governo do Rio informou que “o estado ouviu as considerações da sociedade a respeito do prédio histórico, datado de 1862, analisou estudos de dispersão do estádio e concluiu que é possível manter a construção no local. O destino do prédio, após o tombamento, será discutido conjuntamente pelo governo do estado e a prefeitura do Rio", diz a nota.