Jornal Estado de Minas

Jovem internado em Porto Alegre tem morte cerebral e vítimas da tragédia chegam a 235

De acordo com ministro da Saúde, 77 pessoas respiram com ajuda de aparelhos

Emerson Campos
O dia termina com mais uma notícia triste em Santa Maria. Vítima do incêndio no último domingo, Gustavo Marques Gonçalves, 21, teve morte cerebral constatada nesta noite. O jovem estava internado em Porto Alegre. Com ele já são 235 os mortos na maior tragédia da história do Rio Grande do Sul.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ainda há 117 feridos internados, sendo 64 em Santa Maria e 53 em hospitais de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Deste total, 77 respiram com a ajuda de aparelhos e estão em estado considerado grave.

"Estamos diante do segundo maior incêndio no país. É uma cidade com pouco mais de 200 mil habitantes. Tivemos que montar uma forte estrutura. Só conseguimos salvar vidas porque encontramos três hospitais em condições", disse o ministro.

"A estratégia agora é acompanhar as famílias nos hospitais e em casa. A maioria é de outros municípios do Rio Grande do Sul", disse, ao destacar que a equipe de profissionais destacados para prestar apoio psicológico conta com especialistas que atuaram no atendimento às vítimas do atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos.