Jornal Estado de Minas

Carnaval: blocos do Rio levam milhares de foliões às ruas da cidade

Agência Brasil

Festa começou às 9h com a saída do Gigante da Lira, bloco dedicado à criançada - Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Rio de Janeiro - A uma semana do carnaval, 118 blocos desfilaram pelo Rio e arrastaram milhares de foliões por toda a cidade de sexta-feira (1º) até este domingo (3). A festa começou na noite de sexta, com o tradicional desfile do Cordão da Bola Preta na Avenida Rio Branco, centro financeiro da cidade. Neste domingo, a festa começou cedo com a saída, às 9h, do Gigante da Lira, um bloco dedicado à criançada com seus palhaços e pernas-de-pau, que desfilam pelas ruas de Laranjeiras. Outro bloco tradicional no carnaval da cidade, o Suvaco de Cristo, que desfila pelo Jardim Botânico, também saiu às ruas do bairro.
Galeria de fotos mostra outras imagens da folia
Vencedor do carnaval do ano passado como melhor bloco da cidade, o Escravos da Mauá, começa seu desfile pela zona portuária da cidade. Tendo como local de concentração o Largo de São Francisco da Prainha, na Praça Mauá. O tradicional bloco, que difunde e financia cultura na cidade, promete o mais bonito desfile da história de 21 anos.
Foliãs desfilam alegria no bloco 'Suvaco de Cristo' - Foto: REUTERS/ Ricardo Moraes
Os quarenta jovens sobre pernas-de-pau que compõem a comissão de frente dos Escravos são formados e treinados nas oficinas da Cia de Mysterios e Novidades, escola de artes e teatro de rua que há quatro anos enriquece e enche de cores e alegria o imaginário dos desfiles do bloco. Os figurinos da comissão de frente também são fruto de pesquisa e criação de oficinas desenvolvidas pela companhia.

Os estandartes e símbolos do Afoxé Filhos de Ghandi e dos vários blocos da Liga Portuária – que poderão ser vistos durante a passagem do bloco pela Pedra do Sal e pela esquina da Rua do Livramento com a Sacadura Cabral – são elementos cenográficos criados e pertencentes a esses blocos e que servirão para saudar a passagem dos Escravos de Mauá.

O folião carioca contará, ainda, com a passagens de blocos como Timoneiro da Viola e o Cordão do Boitatá, no centro, e Fogo e Paixão na zona portuária.
Participante exibe fantasia no 'Escravos de Mauá' - Foto: REUTERS/Pilar Olivares
Ontem (2), blocos como o tradicional Simpatia é Quase Amor – que desfila pelas ruas de Ipanema, na zona sul – juntaram-se a outros como o Pinto Sarado e o bloco de frevo Ansiedade. Desde 1997 alegrando o carnaval da cidade, o bloco Ansiedade homenageou, este ano, Luiz Gonzaça, o Gonzagão, Rei do Baião. O desfile contou com um boneco do sanfoneiro de cerca de 3 metros de altura e 20 quilos.