Leia Mais
Carnaval está mantido em Santa Catarina, diz governoCom mais seis ataques, sobe para 60 o número de ocorrências em Santa CatarinaPopulação de Santa Catarina teme ataques fora do horário de escoltaJustiça mantém prisão de 13 envolvidos em briga de torcida em JoinvilleJuiz diz que situação em presídio catarinense era "muito tensa" antes dos ataques a ônibusForam presos por meio de mandado: Antônio Rubens dos Reis, Rafael de Oliveira, Ademir de Borba, Carlos Jardel Correia e Fábio Wreiss. Geison William Oliveira, 19 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma durante a diligência. Não foram divulgadas as idades dos demais detidos.
O promotor Assis Marciel Kretzer, coordenador do Gaeco na cidade, confirma o envolvimento dessas pessoas com a facção criminosa que estaria dando ordem de dentro dos presídios para os ataques praticados em 18 municípios do estado até agora. “Existem indícios de envolvimento de todos com a facção criminosa. Isso foi buscado por meio de diligências no âmbito do inquérito policial que trata da questão. Eles tiveram participação significativa na concepção desses atos”, disse.
Questionado se as prisões podem resultar na diminuição dos ataques em Joinville, o delegado regional disse que a atuação da polícia não considerou isso como premissa. “Estamos trabalhando com o que é nossa responsabilidade, que é investigar os crimes, reprimir qualquer ação violenta, sem pensar se isso vai cessar ou não. O que nos cabe é atuar no que diz respeito à segurança pública”, disse.