A relação dos 4.392 médicos participantes da segunda edição do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab) foi divulgada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União. Os profissionais vão atuar em 1.407 municípios a partir desta sexta-feira. O programa vai até fevereiro de 2014.
Os médicos vão receber uma0 bolsa de R$ 8 mil, paga pelo Ministério da Saúde. Os profissionais ainda irão passar por uma especialização em Saúde da Família, com duração de um ano, sob a supervisão de instituições de ensino superior (IES) e de gestores locais, além de aulas teóricas ministradas pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde.
Muitos profissionais não conseguiram vaga no primeiro e no segundo edital porque escolheram municípios com as vagas já preenchidas. Por isso, um novo edital foi publicado nessa quinta-feira, com 500 vagas para remanejamento. Os interessados têm até esta sexta-feira para pedir o remanejamento por meio de recurso no site do programa. Quem tiver recursos aprovados poderão escolher o município com vagas remanescentes, nos dias 5 e 6.
O Nordeste é a região com que irá receber o maior número de médicos pelo Provab (49% do total), equivalente a 2.494, que irão atuar em 696 cidades. Em seguida, aparece a Região Sudeste, com 1.018 profissionais (25%). O Norte receberá 241 médicos; o Sul, 370 profissionais; e o Centro-Oeste, 269 médicos.
O governo criou o Provab com o objetivo de estimular a ida de médicos para periferias de grandes cidades e o interior do país, áreas com carência desses profissionais.