De acordo com nota divulgada pelas empresas Dream Factory e Advanced Music, que trabalhavam para realizar o festival, o motivo está diretamente relacionado a dificuldades e à instabilidade no mercado de entretenimento no Brasil. Ingressos para a edição 2013 do festival ainda não estavam à venda. Fontes da organização comentaram que o Sónar teve dificuldades em conseguir patrocinadores neste ano.
No ano passado, o evento foi realizado no mesmo lugar para um público de 30 mil pessoas, em dois dias, que lotou o pavilhão de exposições do Anhembi com shows de Chromeo, Kraftwerk e Justice.
O festival dá preferência à música eletrônica contemporânea, embora tenha seus chamarizes pop, como Cee Lo Green. Sua sustentabilidade foi questionada em 2012 (a segunda vez, após 8 anos, do Sónar no Brasil), mas a receptividade do público garantiu uma nova edição neste ano. A edição de 20 anos do Sónar, em Barcelona, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de junho. A edição japonesa, em Tokyo, ocorre nos dias 6 e 7 de abril. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.