O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), da Comissão de Direitos Humanos, informou por volta das 11 horas da manhã desta sexta-feira (22) que o impasse entre índios e PM estava próximo de um acordo. Segundo ele, os índios aceitaram a proposta do governo do Estado de serem levados para um terreno em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Pouco depois das 11 horas eles redigiram documento concordando com a proposta oficial e só aguardavam a assinatura de um representante do governo do Estado para deixar o prédio.
Leia Mais
Polícia de Choque mantém cerco ao Museu do Índio, no RioTerreno para abrigar índios no Rio será vistoriadoGoverno do Rio pode enfrentar ação por violência no Museu do ÍndioApós saída de índios de antigo museu, manifestantes e policiais entram em confronto no RioAos gritos de "assassinos!", e com os seios de fora, a mulher invadiu a pista e chegou a ser atingida por um carro, mas não se feriu. Logo em seguida, ela foi detida por PMs do Batalhão de Choque.
Houve outros momento de tensão entre manifestantes e policiais. O advogado Arão da Providência Araújo Filho, índio guajajara, foi detido. Segundo os policiais, ele teria tentado pular o muro para entrar. Ele chegou a ser imobilizado e deitado no chão. Os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Não à violência" e outra em que lembravam que havia dinheiro para a Copa, mas não para habitação.