Leia Mais
Turista estrangeira é violentada em van no RioEstupradores da van são reconhecidos por outras vítimasDenúncias de estupro aumentam 23% no RJ, diz políciaMenina de 14 anos é estuprada na praia do Leblon, Rio de Janeiro"Estupradores da van riam o tempo todo", diz namorado da vítima em depoimentoPolícia divulga retrato falado e segue nas buscas por acusado de estuprar turista em van no RJDepois de estupro de turista, Rio proíbe película escura no vidro de vansBando que estuprou turista no Rio tem cinco integrantesBando é acusado de mais um estupro dentro de Van no Rio de JaneiroO caso foi manchete do jornal Daily Mail desta quarta-feira, 3. "Estudante americana foi estuprada por gangue durante seis horas por atacantes do Rio enquanto o namorado olhava indefeso", manchetou o portal britânico. O incidente já havia ganhado destaque em edições do New York Times, The Guardian e The Huffington Post no início da semana.
O caso reacendeu o debate sobre a segurança na cidade que recebe em 2013 a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. "Apesar de pontual, um episódio como este representa um sinal amarelo, uma ameaça de retrocesso a um trabalho de reposicionamento arduamente desenvolvido nos últimos anos", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ), Alfredo Lopes. "O fato de ser em Copacabana, bairro mais famoso do Rio, aumenta ainda mais a repercussão negativa".
Foram detidos pela Polícia Cilvil do Rio Carlos Armando Costa dos Santos, 21, Wallace Aparecido Souza Silva, 22, e Jonathan Foudakis de Souza, 20, todos acusados de tomar parte no incidente.