A Polícia Civil do Rio apreendeu, na manhã deste domingo, o menor acusado de envolvimento no estupro de uma turista norte-americana dentro de uma van no Rio. O adolescente, de 14 anos, estava em um abrigo no centro da cidade e foi localizado por policiais da Delegacia de Proteção à Criança e do Adolescente (DPCA).
O crime, ocorrido no último dia 30, foi registrado na Delegacia de Atendimento ao Turismo (Deat). A procura pelo adolescente, no entanto, foi encaminhada à DPCA, que é especializada em investigações de crimes envolvendo menores.
De acordo com o depoimento da vítima na Deat, o menor era o cobrador da van onde ela, de 21 anos, e seu namorado, um francês de 22 anos, foram atacados. O adolescente teria usado uma barra de ferro para agredir o francês e também teria estuprado a norte-americana.
Poucas horas após o crime, policiais da Deat prenderam três acusados: Jonathan Foudakis de Souza, de 20 anos; Wallace Aparecido Souza Silva, de 22; e Carlos Armando Costa dos Santos, de 21. A polícia ainda está à procura de um quinto integrante do bando.
A repercussão do caso fez com que pelo menos outras duas mulheres que haviam sido estupradas anteriormente pelo mesmo bando procurassem a Deat. Uma menina de 18 anos disse que foi violentada durante o carnaval, enquanto seguia da Lapa para Copacabana. Uma moradora de Saquarema, na Região dos Lagos, afirmou que foi estuprada em 23 de março.