Cerca de 300 motoristas de vans realizam uma passeata na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na zona sul do Rio, contra o decreto da prefeitura do Rio, que proibiu a circulação de veículos de transporte alternativo na zona sul da cidade. Os manifestantes ocupam duas das três faixas da pista sentido Arpoador. Com faixas e cartazes pedindo ajuda até da presidente Dilma Rousseff o protesto conta com um carro de som que diz: "deixe a gente passar, nós estamos legalizados, só queremos trabalhar".
A manifestação causa congestionamento, que se estende pela orla de Ipanema e do Leblon, além de toda a extensão da Avenida Niemeyer, que liga São Conrado ao Leblon. Segundo Hélio Ricardo, presidente do Sindicato das Cooperativas de Transporte Coletivo do Rio, o decreto proibiu a circulação de 36 linhas de van pela zona sul. "Essas linhas são atendidas por 900 veículos, que transportam cerca de 270 mil passageiros. Vamos fazer um protesto em frente à prefeitura (Centro) para tentar ser recebidos pelo prefeito Eduardo Paes", disse Ricardo.
O carioca precisou de muita paciência para conseguir chegar ao trabalho nesta manhã de segunda-feira. Passageiros reclamavam que estavam levando até 40 minutos para conseguir embarcar em ônibus, que estavam circulando lotados. As vans que percorrem as únicas duas linhas autorizadas - que ligam as favelas da Rocinha e do Vidigal à zona sul - decidiram aderir ao protesto e não estão trabalhando.