Jornal Estado de Minas

Presa quadrilha de caminhoneiros que clonava cheques

Agência Estado
Uma quadrilha de caminhoneiros especializada na clonagem de cheques para aplicação de golpes em postos de combustíveis foi presa nesta quinta-feira, 25. Uma operação conjunta entre Ministério Público e Polícias Civil e Rodoviária Federal da Paraíba prendeu quatro pessoas e cumpriu seis mandados de busca e apreensão nesta manhã. De acordo com a PRF, os motoristas atuavam em vários Estados do País e a cópia dos cheques era feita em um escritório central, em São Paulo.
O esquema tinha como base cheques lícitos de empresas de transporte ou ainda de postos de combustíveis (“cheques-troco”) recebidos pelos caminhoneiros. Em seguida, os cheques eram enviados à uma sede da quadrilha em São Paulo, responsável pelas clonagens. Os cheques falsos eram, então, utilizados em postos e outros estabelecimentos comerciais. Geralmente, o motorista utilizava um cheque clonado de valor superior ao da compra e ficava com o troco. Para não serem identificados, os criminosos também trocavam as placas originais dos caminhões por outras clonadas.

Antes da operação desta quinta, as investigações já tinham levado a prisão de outros 18 integrantes da quadrilha. Eles foram encontrados em Estados como Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Paraná. Segundo o MP, os caminhoneiros serão acusados de formação de quadrilha, estelionato, falsidade ideológica e documental, adulteração de veículo e receptação. Somadas, as penas podem chegar a 21 anos de prisão.