Os megaeventos que Brasília receberá nos próximos dias e anos ganha sinalização especial. Protótipos apontando o estádio e o aeroporto foram instalados na Torre de TV - nos idiomas português e inglês - para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo em 2014. Na Ecoarena, uma placa com a inscrição Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha reforça a homenagem ao ídolo do futebol. Ainda na tarde dessa sexta-feira (26/4), foram colocadas placas de localização nos arredores do estádio. A intenção é reforçar as indicações existentes e auxiliar os turistas durante os grandes eventos esportivos. O investimento total foi de R$ 930 mil, somando material e mão-de-obra.
Ao todo, serão 500 placas semelhantes distribuídas na área central de Brasília, em pontos diretamente relacionados aos megaeventos. Elas trarão informações sobre áreas de estacionamento e de uso específico no período dos jogos. Entre os locais estratégicos estão toda a extensão do Eixo Monumental, os setores hoteleiros, as avenidas W3 e L2 Sul e Norte e o Parque da Cidade.
A Esplanada dos Ministérios também receberá atenção especial, já que será palco de uma grande festa na abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, e da FIFA Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014. Os eventos incluem exibição pública dos jogos e apresentações de artistas. A previsão é que a instalação de toda a sinalização comece oficialmente no final da próxima semana.
Modelo – O padrão da sinalização complementar foi definido pela Resolução 407 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 12 de junho de 2012. De acordo com a norma, as placas devem ficar nas vias entre 15 de maio e 15 de julho de 2013, e de 12 de maio a 31 de julho de 2014.
Em Brasília, elas poderão ficar expostas durante o período de maio de 2013 até o final da Copa do Mundo da FIFA de 2014, conforme aprovação da FIFA. Seguindo as normas estabelecidas pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, as placas de Brasília possuem a logomarca do evento, em verde e amarelo, e conteúdo escrito na cor preta com fundo branco.
Mais visibilidade – A sinalização possui características diferenciadas, como alta visibilidade no período noturno. A película utilizada nas novas placas têm 350 candelas (índice de luminosidade refletida) – quase 234% a mais do que as comuns, em que o índice é de 125 candelas. Isso torna a informação mais visível. A intenção do governo é, posteriormente, adotar esse padrão em todas as placas do DF, de acordo com a Subsecretaria de Infraestrutura da Secretaria de Transporte – responsável pela compra e instalação das placas.
As placas foram confeccionadas nos tipos L e S, definidos no padrão do tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. O tipo L são os chamados tótens, encontrados nas entrequadras das Asas Sul e Norte. Já o tipo S tem o formato retangular, a exemplo da sinalização de monumentos turísticos como o Memorial JK e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.