Jornal Estado de Minas

PF faz operação em SP para combater desvio de produtos químicos usados em drogas

Agência Brasil
Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada hoje (30) na capital e em sete cidades do estado para combater o desvio de produtos químicos utilizados no preparo de drogas. A quadrilha investigada abria empresas em nome de 'laranjas' para conseguir comercializar produtos químicos controlados.
Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, no litoral sul, Diadema e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Paulo, Jarinu e Capivari. Mais de 120 policiais federais participam da Operação Opus Magna, que faz referência à busca da pedra filosofal pelos alquimistas.

Segundo a PF, os criminosos utilizavam acetona, cafeína, éter, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, benzocaína, lidocaína, ácido bórico e manitol para fabricação ou aumento do volume de drogas. As empresas criadas pela quadrilha tinham licença para comercializar esses produtos e adquiriam grandes quantidades dos químicos, em especial, a cafeína sem qualquer prestação de contas ou controle.

A polícia estima que foram produzidas 100 toneladas de cocaína com o total de químicos desviados nos últimos três anos. Esse volume de droga movimentou cerca de R$ 1 bilhão.