Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada hoje (30) na capital e em sete cidades do estado para combater o desvio de produtos químicos utilizados no preparo de drogas. A quadrilha investigada abria empresas em nome de 'laranjas' para conseguir comercializar produtos químicos controlados.
Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, no litoral sul, Diadema e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, São Paulo, Jarinu e Capivari. Mais de 120 policiais federais participam da Operação Opus Magna, que faz referência à busca da pedra filosofal pelos alquimistas.
Segundo a PF, os criminosos utilizavam acetona, cafeína, éter, ácido clorídrico, ácido sulfúrico, benzocaína, lidocaína, ácido bórico e manitol para fabricação ou aumento do volume de drogas. As empresas criadas pela quadrilha tinham licença para comercializar esses produtos e adquiriam grandes quantidades dos químicos, em especial, a cafeína sem qualquer prestação de contas ou controle.
A polícia estima que foram produzidas 100 toneladas de cocaína com o total de químicos desviados nos últimos três anos. Esse volume de droga movimentou cerca de R$ 1 bilhão.