Leia Mais
MPF investiga vazamento de óleo em SPVazamento de óleo em São Sebastião atinge também praias do litoral norte de São PauloVazamento de óleo da Petrobras atinge CaraguatatubaTécnicos verificam área de vazamento de oleoduto no Rio de JaneiroDe acordo com a Transpetro, o vazamento ocorreu na noite de domingo, após criminosos invadirem as instalações da estatal e danificarem uma válvula para furtar diesel. Após o crime, os bandidos fugiram, e deixaram o óleo vazando. O diesel atingiu o rio Formoso (SP), chegou à cidade fluminense de Resende pelo rio Sesmaria e já atingiu o rio Paraíba do Sul.
O abastecimento em Resende não foi prejudicado porque o local de captação fica antes do ponto onde o rio Sesmaria encontra com o rio Paraíba do Sul. "Enviamos técnicos do município ao local do vazamento. Por sorte, o óleo atingiu um pasto antes de chegar ao rio Formoso. Isso reteve bastante diesel. Funcionários da Transpetro passaram a noite colocando boias em diversos pontos de Resende para evitar que o óleo continue descendo o Paraíba do Sul e atinja outras cidades. Também estão bombeando a água suja para caminhões-pipa, que levam o líquido para tanques onde é feita a separação da água do óleo", explicou Wilson Moura, presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar).
Em nota, a Transpetro informou que comunicou o furto à Polícia Civil e à Companhia Ambiental (Cetesb) do Estado de São Paulo. "A Transpetro comunicou essa ação criminosa - que prejudica não só a companhia, mas toda a sociedade - às autoridades competentes, incluindo os órgãos ambientais. A empresa registrou ocorrência na delegacia policial e espera que essa quadrilha de furto de combustíveis seja desbaratada o quanto antes, com a consequente punição dos criminosos. A Transpetro está à disposição para colaborar com as investigações policiais"