Cidadãos que tentaram comprar medicamentos pelo programa Farmácia Popular, do Governo Federal, durante a manhã desta segunda-feira, 27, tiveram que voltar de mãos vazias para casa. Segundo informações de uma farmácia popular em Belo Horizonte, o Data SUS, banco de dados do Sistema Único de Saúde, estaria fora do ar em todo o Brasil, o que impossibilitaria a venda.
Além de Belo Horizonte e Montes Claros, no Norte de Minas, a reportagem do em.com.br contatou farmácias populares em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Todas relataram instabilidade no sistema entre 8h e 10h, o que estaria impedindo a distribuição de remédios.
Na capital fluminense, o atendente informou que era impossível comercializar todos os medicamentos, enquanto na metrópole paulista apenas drogas para hipertensão, de uso controlado, estariam indisponíveis. Na Bahia, o problema estaria afetando a distribuição de medicamentos gratuitos.
Contatado, o Ministério da Saúde admitiu que houve um problema, mas afirmou que a instabilidade durou cerca de 20 minutos. Segundo o órgão, apenas as unidades próprias do programa Farmácia Popular foram afetadas e as vendas já voltaram a ser efetuadas normalmente.
*Com informações de Luiz Ribeiro