Um jovem foi detido por volta das 17h10 deste sábado, 8, por posse de drogas durante a Marcha da Maconha. A detenção ocorreu na Rua Augusta, na calçada par, na altura da Rua Peixoto Gomide. Houve enfrentamento com os policiais entre os participantes da marcha. O jovem detido foi levado para o 78º Distrito Policial (Jardins), na Rua Estados Unidos, segundo o tenente da PM Becker subcomandante da operação.
Nesta tarde de sábado, manifestantes da Marcha da Maconha seguiram em passeata pela Avenida Paulista e pelas Ruas Augusta e da Consolação. Eles levavam vários os cartazes defendendo a legalização da maconha, além de pinturas e camisetas apologéticas.
O mote da marcha neste ano é a repressão envolvendo as mulheres. A bandeira do movimento é feminismo e antiproibicionismo, com a frase "ventre livre e cabeça feita", em defesa da liberdade de escolha do aborto.
Mas a questão da descriminalização de certas drogas no País também está sendo abordada pelos manifestantes. Em um cartaz levantado por uma jovem era possível ler "O tráfico é contra a legalização das drogas. E você?"
Em 2011, houve confronto da PM com os participantes do movimento. Na época, a corporação alegava que o grupo não poderia marchar usando palavras e imagens que fizessem apologia a drogas, argumentando que isso era criminoso. No ano passado, porém, o Superior Tribunal de Justiça (STF) interpretou esse usou como legal.