Jornal Estado de Minas

Confrontos entre ações de segurança e manifestantes deixam 37 feridos

Dos total de feridos, quatro foram encaminhados para o Hospital de Base e outros quatro foram para o Hospital Regional da Asa Norte

Mariana Laboissière Correio Braziliense
Manifestantes se reuniram na Rodoviária do Plano Piloto por volta das 9h40 deste sábado (15/6) - Foto: Valério Ayres/CB/D.A Press
Os confrontos entre a Polícia Militar e manifestantes, deixaram 37 pessoas feridas nesta sábado (15/6). Os números são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atualizado até às 16h50, e compreende a áreas externa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a Esplanada dos Ministérios.
Dos 37 feridos, quatro foram encaminhados para o Hospital de Base e outros quatro foram para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Além disso, do total de feridos, 26 estavam envolvidos nas manifestações. Há suspeita que quatro dos manifestantes feridos tenham sido atingidos por balas de borracha.

Uma estudante precisou levar nove pontos próximo à nuca, depois de ser atingida por uma bala de borracha disparada por policiais do Bope contra manifestantes no Eixo Monumental. Isadora Cristina Ribeiro de Alencar, de 18 anos, disse que estava filmando a manifestação e registrou o momento em que um pelotão do Batalhão de Choque avançou sobre manifestantes que estavam, sentados no chão.

"Resolvi filmar a manifestação, pois assisti às imagens das manifestações em São Paulo e no Rio de Janeiro e não imaginei que a polícia daqui reagisse com tanta violência", disse a estudante, que foi levada à 5ª Delegacia de Polícia, no Plano Piloto. Outras cinco pessoas foram levadas ao hospital. Quatro delas foram liberadas. A jovem Natália Ramos, 21, ainda não foi liberada. Ela passa por exames e pode ter sofrido uma fratura em uma costela, ao ser agredida por policiais que usaram cassetetes.

Um casal que estava entre os manifestantes tmabém foi ferido e levado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Assista ao depoimento da estudante