Ao contrário do esperado pelos manifestantes do lado de fora do estádio Castelão, em Fortaleza, os torcedores não cantaram o Hino Nacional de costas. No entanto, para a surpresa da maioria das pessoas, mesmo mediante a fiscalização, dezenas de torcedores levaram cartazes burlando a regra da Fifa que proíbe qualquer manifestação política nos locais de jogos. Os cartazes foram expostos antes de começar o confronto Brasil x México pela segunda rodada da Copa das Confederações.
Veja galeria de fotos de torcedores que ignoraram orientações da Fifa
O saldo do confronto do Batalhão de Choque com os manifestantes do movimento "Mais Pão, Menos Circo" até agora, em Fortaleza, nos arredores do Castelão, que protestam contra a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo no Brasil, é de oito policiais militares feridos, dois jornalistas atingidos, dezenas de manifestantes feridos com balas de borracha e uma viatura da Autarquia de Trânsito incendiada.
O código de conduta dos estádios proíbe quaisquer tipos de manifestações nas arenas de jogos "materiais relativos a causas ofensivas, racistas ou xenófobas, temas beneficentes ou ideológicos, como cartazes, bandeiras, placas, símbolos, folhetos, objetos ou roupas que possam interferir com o aproveitamento do evento por outros espectadores, tirar o foco desportivo do evento ou estimular qualquer forma de discriminação;" utilizar bandeiras para qualquer fim que não seja o de uma manifestação festiva e amigável", diz um dos trechos do código.
Aguarde mais informações