O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciaram a redução da tarifa de ônibus, metrô e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O anúncio foi feito nesta quarta-feira no Palácio Bandeirantes. Com a decisão, o valor das tarifas, atualmente em 3,20 voltará a 3 reais.
Em uma coletiva convocada para esta tarde, o prefeito disse que "o reajuste foi muito abaixo da inflação acumulada desde 2011”. Ele destacou ainda que essa decisão implicará em remanejamento de investimentos no cenário econômico da cidade e por isso ampliará o diálogo com a população. O governador também endossou e acrescentou que a decisão foi tomada em favor da população, mas diante de "um sacríficio muito grande".
Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) também anunciou simultâneamente a redução da tarifa para R$ 2,75. Paes fez questão de explicar que os reajustes não acontecem aleatoriamente, mas são feitos mediante a avaliação do panorama geral. o prefeito também destacou que a medida acarreta como consequência a falta de investimentos em outros setores. Ainda de acordo com Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral também decidiu suspender o aumento de trem, metrô e barcas.