Cinco pessoas foram presas na Espanha, entre elas uma brasileira, acusadas de tráfico internacional de mulheres em uma operação conjunta entre a Polícia Federal e a polícia espanhola realizada na terça-feira. Outros quatro suspeitos ainda estão foragidos. Em balanço divulgado nesta quarta, a PF informou que entre as vítimas resgatadas estão cinco brasileiras: três de Goiás, uma do Paraná e outra do Rio de Janeiro.
Segundo as investigações, as mulheres eram atraídas com falsas promessas de trabalho no exterior e, ao chegar ao país, eram obrigadas a se prostituir em boates da quadrilha para o pagamento da dívida da viagem. No Brasil, moradoras de Goiás eram o principal alvo do grupo criminoso, que recrutava as mulheres por meio, principalmente, de redes sociais.
De acordo com informações da PF, durante a operação ainda foram apreendidos boletos bancários de remessa de dinheiro ao Brasil, passagem aéreas e veículos da quadrilha. Os bens e contas bancárias dos acusados foram bloqueados. Essa foi a segunda grande operação conjunta entre as polícias brasileira e espanhola para combate ao tráfico de pessoas deflagrada neste ano.