Milhares de jovens latino-americanos já desembarcaram ou estão chegando ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com a Conferência Episcopal da Colômbia, 2,5 mil colombianos já se inscreveram para a JMJ. Do total, 900 já estão no Rio de Janeiro participando das atividades da semana missionária (ou pré-jornada), iniciada na última segunda-feira, 16.
Na fila de embarque, no aeroporto de Bogotá, ela se diz ansiosa para encontrar o grupo de jovens que já partiu para Rio de Janeiro. Carolina trabalha com a Associação Santa Cruz, fundação católica que atua na evangelização de crianças e jovens colombianos.
Ela contou à Agência Brasil que alguns jovens que estão indo para a JMJ não tinham condições financeiras e por isso fizeram campanhas para arrecadar dinheiro. “Vendemos salgados, fizemos sorteios de rifas. O resultado é que conseguimos enviar mais de 110 jovens de comunidades mais pobres”, explicou.
Leia Mais
PM do Rio atuará com 14 mil homens por dia na JornadaVaticano defende uso de verba pública na Jornada Mundial da JuventudePM do Rio terá esquema especial de segurança na JMJSegundo Fernando Arango, coordenador da delegação colombiana, a maioria dos jovens que representará o país na JMJ tem entre 18 e 22 anos. Fernando ainda está em Bogotá e viaja no domingo (22).
Ele reforça o sentimento de expectativa para o encontro com o pontífice. “A personalidade do papa Francisco é muito cativante no contexto dos jovens e acreditamos que isso fará desta jornada um momento único e novo para a comunidade católica”, disse à Agência Brasil.
Arango também destacou a amabilidade dos brasileiros. “Nossos irmãos que já estão no Rio de Janeiro falam da hospitalidade brasileira e do carinho com que os colombianos vêm sendo recebidos. Isso também é algo de valor para nós”, acrescentou.
A Conferência Episcopal Equatoriana divulgou que mais de três mil jovens equatorianos devem participar da JMJ. O mesmo número de participantes esperados pela Igreja Católica peruana.
No Chile, a Conferência dos Bispos informou que pelo menos nove mil chilenos estarão representando o país. Segundo a TV estatal Telesur, a Venezuela será representada por quatro mil e 200 jovens.
A Argentina, terra natal do Papa, deve enviar a maior quantidade de jovens. Dados oficiais da igreja no país informam que mais de 22 mil fiéis se inscreveram para a JMJ.