Rosários, ímas de geladeira, bottons com a foto do papa Francisco, camisetas e até bandeiras da Argentina. Na barraca da vendedora ambulante Maria do Carmo Bezerra, 46 anos, o arsenal para atender aos instintos consumistas durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é variado.
Na região de comércio popular do centro do Rio de Janeiro, o rosto do papa argentino que chegará na próxima segunda-feira ao Brasil está em toda parte. Símbolos do catolicismo também estão onipresentes em lojas e camelôs.
"Ele é muito simpático, coisa que o outro não era muito", conta Regiane Batista, 32, evangélica, também vendedora ambulante. Na barraca dela, um kit com um terço e uma oração de São Francisco de Assis sai por R$ 5,00. Para apaziguar os fiéis mais calorosos, um leque com a foto do Papa é vendido a R$ 10. "É a Copa do Mundo da fé", brinca Luís Blumberg, dono de uma malharia que confecciona camisetas oficias da JMJ.
Leia Mais
Feira no Rio de Janeiro divulga roteiros do turismo religiosoPM do Rio terá esquema especial de segurança na JMJPRF colocará mais de 10 mil policiais para ajudar deslocamento de ônibus para JMJPapa deseja um bom caminho aos que viajam para o BrasilJovens brasilienses e estrangeiros preparam-se para a jornadaProsperidade na fé
O comércio do Rio de Janeiro se prepara para um saldo positivo da JMJ. Estudo elaborado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) afirma que o evento deverá provocar um impacto de R$273,9 milhões no comércio varejista do estado. De acordo com a CNC, o ramo supermercados deverá responder pela maior parcela das vendas decorrentes da JMJ (40,2% ou R$100,7 mi). Em seguida, se destacam os segmentos de combustíveis e lubrificantes (11,4% ou R$28,4 mi) e vestuário e calçados (10,5% ou R$26,4 mi).
O economista Fábio Bentes explica que o bom desempenho do setor de alimentos deve-se ao perfil do turista que vem à JMJ. "São jovens que em sua maioria não ficarão hospedados em hotéis e, por isso, precisam gastar mais com alimentação". "Quem é fiel compra oficial" é o lema da organização do evento para a incentivar a compra dos produtos oficiais da Jornada. Para mostrar que o evento é, de fato, para a juventude, investiu-se até na venda on-line dos produtos oficiais.
Entre os artigos licenciados estão camisetas, sacolas reutilizáveis, mochilas e pulseiras que trazem a logomarca da JMJ. Tudo com um estilo jovial e moderno. Segundo a assessoria de imprensa do evento, 10 pontos de vendas estarão espalhados por Copacabana e Guaratiba, onde ocorrerão a maior parte das atividades do encontro.