O papa Francisco alerta que a crise mundial ameaça transformar uma geração inteira de jovens em uma geração perdida, e que muitos podem jamais encontrar um trabalho. Em declarações durante o voo entre Roma e o Rio de Janeiro, o papa deixou claro sua preocupação social e, diante dos protestos no Brasil, confirmou: "sua visita vem em um momento muito oportuno".
Veja a galeria de fotos do embarque de Francisco para o Brasil
Menos de duas depois de decolar, sobrevoando o deserto do Saara, o papa saiu da primeira classe e se encontrou com os jornalistas no fundo do avião. Não aceitou perguntas, alegando que não sabe dar entrevistas.
Leia Mais
Vinda do papa Francisco é destaque na imprensa internacionalFrancisco faz João XXIII modelo de sua igrejaPapa Francisco diz que seu coração está cheio de alegria por participar da JMJRedes sociais convocam protestos contra visita do papaApesar de em menor número, jovens católicos são mais espiritualizadosPapa pede orações pela sua viagem; veja a agenda do pontífice no BrasilSegurança é reforçada para Jornada Mundial da JuventudePapa é recebido por multidão nas ruas do RioTJ-RJ nega salvo-conduto a ateus que planejam protestoPaes reitera que papa está seguro no RioPara ele, o problema não é apenas o isolamento dos jovens. "É verdade que são o futuro do povo, que têm energia. Mas eles não são os únicos que representam o futuro, os idosos também. Os jovens são porque são fortes e os velhos porque têm a sabedoria", declarou. "Algumas vezes somos injustos com os velhos, como se não tivessem nada a nos dar. Mas eles têm a sabedoria de história, pátria e família que precisamos", disse o papa. Mantendo sua simplicidade, ele pediu aos jornalistas que o ajudassem na viagem "para o bem da sociedade", e concluiu com sua declaração que já virou tradicional, "um abraço a todos".