Ao contrário dessa segunda-feira, quando desfilou de Papamóvel e saudou a multidão que ocupava as principais ruas do Centro do Rio de Janeiro, o papa Francisco não terá compromissos públicos em seu segundo dia no Brasil. Hoje, o pontífice deverá cumprir agenda privada e não sairá da residência oficial, na Estrada de Sumaré, Zona Norte do Rio. Para a legião de fiéis que está na capital carioca para a Jornada Mundial da Juventude, a alternativa é conferir dezenas de atividades programadas, como mostras de arte sacra, exibições de filmes de cunho religioso e debates com temáticas voltadas ao encontro.
Veja a galeria de fotos do primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude
Leia Mais
Jovens são o grande desafio, afirma papaJuventude é a janela para o futuro, diz papa Francisco em discursoMilhares recebem o papa nas ruas do centro do RioEm Aparecida, 1.800 PMs farão segurança do papaMau tempo dificulta transporte do papa a AparecidaObra atrasa e não está pronta para a visita do papaCasa da Moeda lança três medalhas da vinda do papaChuva provoca alterações na programação da Jornada Mundial da JuventudePelo Twitter, papa Francisco agradece 'acolhida"Papa ficou retido em engarrafamento por escolha do Vaticano, dizem prefeitura e Ministério da JustiçaJornada Mundial da Juventude começa oficialmente no Rio com feira vocacionalConfronto em protesto durante a visita do papaComo é praxe, durante a homilia o papa deverá tratar de temas relacionados à juventude. Francisco almoça no próprio santuário e retorna às 17h30 de amanhã para o Rio, onde fechará o terceiro dia no Brasil com a inauguração de um centro de tratamento para dependentes de crack, no Hospital São Francisco de Assis, financiado com a ajuda do Vaticano.
Bomba
Na manhã de domingo, agentes responsáveis pelo esquema de segurança da visita do papa Francisco a Aparecida encontraram uma bomba de fabricação caseira dentro de um banheiro no estacionamento do Santuário Nacional. Segundo o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar de São Paulo, que detonou o artefato, tratava-se um explosivo de baixo potencial ofensivo. O local onde o artefato foi encontrado não seria frequentado pelos fiéis que acompanharão a visita do pontífice.
Segundo nota divulgada ontem pela PM, militares da Força Aérea participavam de um exercício simulado pelas forças de segurança no local da visita quando encontraram um cano recheado de explosivos, por volta das 11h30. “Cumpre ressaltar que episódios semelhantes faziam parte do treinamento das forças de segurança mobilizadas em Aparecida e que em nenhum momento a vida de civis foi colocada em risco”, disse a PM.
Para o esquema de segurança do papa em Aparecida foram recrutados 5 mil homens, entre militares das Forças Armadas e agentes das polícias Civil, Militar e Federal. A segurança contará também com homens das polícias rodoviárias de São Paulo e Federal; do Corpo de Bombeiros e de 154 seguranças. Representantes da Guarda Suíça, responsáveis pela segurança do Vaticano, que estão no Brasil vão reforçar a estrutura em torno do pontífice. Eles contam com a possibilidade de Francisco – assim como aconteceu no Rio de Janeiro, ontem – decidir se aproximar dos fiéis, no estacionamento da basílica ou no trajeto até o Seminário Bom Jesus, onde o papa almoçará. Um percurso de 3 quilômetros que Francisco deve percorrer de Papamóvel aberto. (Com agências)
O roteiro de Francisco
Hoje
» O papa Francisco permanecerá na residência do Sumaré, onde presidirá missas privadas.
Amanhã
» Antes de participar da Jornada Mundial da Juventude, o pontífice vai celebrar uma missa no Santuário Nacional de Nossa
Senhora da Aparecida, em Aparecida (a 180 quilômetros de São Paulo). Por volta das 8h15, ele partirá de helicóptero do
Sumaré até o santuário de Aparecida. A missa está marcada para começar às 10h30.
» Às 16h10, Francisco deixará Aparecida e retornará de helicóptero para o Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de
Janeiro.
» Por volta das 18h30, o papa participará da inauguração de um centro para dependentes químicos no Hospital São Francisco, na Tijuca (Zona Norte).
Quinta-feira
» Pela manhã, o papa realizará uma missa privada na residência do Sumaré. Às 9h45, o pontífice vai até o Palácio da Cidade, em Botafogo, onde receberá do prefeito Eduardo Paes, em um gesto simbólico, as chaves da cidade e dará bênção à bandeira olímpica.
» No mesmo dia, por volta das 11h, o papa vai visitar a comunidade da Varginha, no complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde abençoará os moradores da comunidade conhecida como a "Faixa de Gaza carioca”, ocupada por forças policiais em outubro do ano passado, quando abrigava a maior cracolândia da cidade.
» A escolha de Varginha, uma comunidade situada em um bolsão de pobreza, dentro de um território castigado por confrontos armados, atende uma orientação do próprio papa Francisco, que determinou o agendamento de encontros com a parcela excluída da população em sua passagem pelo Rio.
» Às 18h, o papa vai se encontrar pela primeira vez com os participantes da Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O ato é um dos considerados centrais da jornada e o pontífice fará um discurso.
» Nesse dia, o papa pode receber um grupo de argentinos.
Sexta-feira
» O papa Francisco participa de uma missa privada na residência do Sumaré. Por volta das 10h, ele ouvirá a confissão de quatro jovens em um ato que acontecerá na Quinta da Boa Vista.
» Em seguida, ele tem encontro com jovens presos, no Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio, localizada no Bairro da Glória, na Zona Sul. No local, o pontífice fará oração do angelus domini do balcão central do Palácio São Joaquim.
» Às 18h, acontece a via-crúcis na Praia de Copacabana. Será o terceiro ato central da jornada com um discurso do papa.
Sábado
» O dia de Francisco começa com uma missa na Catedral de São Sebastião com a presença dos bispos da Jornada Mundial da Juventude e de sacerdotes.
» Logo após, ele se encontrará com representantes da sociedade no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O papa deve fazer um novo discurso. Às 13h30, o pontífice almoça com bispos da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil (CNBB) no refeitório do Palácio Apostólico do Sumaré.
» A partir das 19h30, o papa Francisco estará em Guaratiba, em um local batizado de Campus Fidei, onde participa de vigília de oração com jovens.
Domingo
» Às 10h, o papa celebrará uma missa em Guaratiba e fará a oração do angelus domini. No local, o pontífice vai anunciar onde será a próxima jornada.
» Às 17h30, Francisco participará de um evento no Riocentro no qual vai agradecer aos voluntários por seu trabalho na jornada.
» Às 19h, ele embarca de volta para Roma. O discurso de despedida acontecerá no aeroporto do Galeão.
Segunda-feira
» O papa Francisco deve chegar ao aeroporto de Roma Ciampino por volta das 11h30 (horário local)