Jornal Estado de Minas

Chuva provoca alterações na programação da Jornada Mundial da Juventude

Lançamento de medalha do papa ocorrerá no Sumaré, enquanto encontro com fiéis argentinos é remarcado para o Riocentro

Agência Estado Agência Brasil

Chuva não tirou a alegria dos fiéis que aguardam por Francisco - Foto: AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS  

 O tempo chuvoso e frio na capital fluminense fez a Arquidiocese do Rio de Janeiro transferir o lançamento das medalhas alusivas à visita do papa ao Brasil, que ocorreria no Cristo Redentor, para a residência oficial do Sumaré, onde o papa Francisco está hospedado. O ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, informou que também houve mudança no local onde o pontífice se encontrará com os argentinos que estão na cidade para a Jornada Mundial da Juventude: a reunião, inicialmente marcada no Terreirão do Samba, na Praça Onze, centro da cidade, ocorrerá no Riocentro, na zona oeste.

  

As medalhas em homenagem ao papa foram cunhadas pela Casa da Moeda. O evento de lançamento, no Cristo Redentor, seria seguido de uma missa celebrada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e acompanhada pelos integrantes da comitiva do papa. Mesmo com o mau tempo, centenas de peregrinos fizeram uma enorme fila para subir o Corcovado e ver o Cristo Redentor de perto, cuja visitação durante a Jornada Mundial da Juventude ocorrerá às 24h do dia.

 Nas imediações da residência do Sumaré é grande a movimentação de jornalistas e de membros da Igreja. O papa não tem agenda pública nesta segunda-feira.

A chuva e a queda de temperatura – com a máxima chegando aos 23 graus Celsius (ºC), no Rio de Janeiro – são provocadas por uma frente fria parada sobre o estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o mau tempo deve permanecer até o fim de semana.