Jornal Estado de Minas

Em dia de descanso, papa Francisco saboreia pão de queijo e outros quitutes

Francisco não esconde a satisfação em degustar pratos da culinária regional. Nascido em Buenos Aires, ele levou para o Vaticano o hábito de tomar mate

Agência Brasil
No segundo dia no Brasil, o papa Francisco saboreou um dos quitutes mais famosos do país: o pão de queijo. O engenheiro responsável pela infraestrutura da residência do Sumaré (onde o pontífice está hospedado), Paulo Roberto Viana, contou que Francisco comeu seis pães de queijo no café da manhã e almoçou com o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.
Típico em Minas Gerais e feito de polvilho, queijo, sal, água e leite, o pão de queijo é um dos quitutes mais consumidos no Brasil. Em geral, o brasileiro gosta de comê-lo acompanhado com um café puro.

Francisco não esconde a satisfação em degustar pratos da culinária regional. Nascido em Buenos Aires, ele levou para o Vaticano o hábito de tomar mate – no Brasil, o costume é comum entre os gaúchos que tomam o chimarrão.

Francisco passou o dia hoje na residência do Sumaré, na zona oeste do Rio. Alguns carros entraram e saíram do local, mas todos com vidros escuros, impedindo a identificação dos ocupantes. A movimentação maior foi apenas de troca de turnos das forças de segurança, que envolvem policiais federais e agentes da Polícia Rodoviária Federal.

Pela agenda oficial, não há previsão de o papa deixar o Sumaré hoje. Amanhã, logo cedo, Francisco segue para Aparecida (a 180 quilômetros de São Paulo), onde celebra missa às 10h30, no Santuário Nacional de Aparecida.