Curitiba também registrou recorde de temperatura. Os termômetros marcaram 1,9 grau ontem e nevou na cidade, 38 anos após a última ocorrência do fenômeno. Outros 30 municípios do Paraná tiveram neve ontem. A cidade de Guarapuava registrou queda de neve desde a noite de segunda, 22. Os telhados do ginásio de esportes e de uma quadra de futebol desabaram, mas ninguém ficou ferido.
Os moradores de Florianópolis enfrentaram temperaturas de 4,6 graus e puderam observar a neve sobre o maciço do Cambirela, em Palhoça, na Região Metropolitana. Até o fim da tarde, 92 cidades de Santa Catarina foram “pintadas” total ou parcialmente de branco por nevascas de média e fraca intensidades. Em algumas cidades, o clima provocou prejuízos. Seis cidades do planalto norte tiveram o abastecimento de energia interrompido por causa do acúmulo de gelo sobre os fios, além da queda de árvores sobre a rede por conta do peso da neve.
A maior onda de frio do ano provocou a queda de neve pelo segundo dia consecutivo no Rio Grande do Sul - ao menos oito municípios foram atingidos. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica que, por causa do tempo claro, a neve dará lugar às geadas nos próximos dias. Em algumas cidades, a temperatura mínima pode chegar a seis graus abaixo de zero hoje em algumas cidades. Em Porto Alegre, a temperatura mínima chegou a 4,4 graus.
A chegada da neve a tantos locais levou internautas a criar uma página no Facebook para compartilhar fotos dos seus bonecos de neve. Até 19h, eram mais de 50 fotos publicadas e cerca de 14,2 mil opções ‘curtir’.
Social
Durante a tarde, agentes de assistência social circularam pelas ruas de São Paulo para tentar convencer moradores de rua a passarem a noite em abrigos. A Prefeitura informou que criou 3 mil vagas emergenciais nos centros de acolhida. Normalmente, as 63 unidades têm 9 mil vagas. Entre segunda e terça-feira, quando parte das vagas já havia sido criada, 9,5 mil pessoas procuraram os centros, segundo a Prefeitura.
Embora a medição oficial da cidade seja feita no Mirante de Santana, na zona norte, alguns bairros registraram temperaturas mais baixas nesta terça-feira. Em Parelheiros, zona sul, os termômetros marcaram 5,4 graus às 17h. As informações são do jornal
O Estado de S. Paulo.