Via Sacra será grande atração da jornada e abordará temas da juventude
Marcada para as 18h desta sexta-feira, a Via Sacra será a grande atração da Jornada Mundial da Juventude e tratará de temas contemporâneos dos jovens, enquanto relembra o caminho de Jesus em direção à crucificação, segundo a fé cristã.
Haverá 13 estações ao longo da Avenida Atlântica, na orla de Copacabana. Serão reproduzidos elementos da Via Dolorosa, de Jerusalém, misturados a símbolos do Rio de Janeiro, como a Escadaria Selarón e o Arpoador.
Para dialogar com a juventude, foram escolhidos os seguintes temas para cada uma das estações: "jovem missionário", "jovem convertido", "jovem de comunidade de recuperação", "jovem falando em nome das mães", "seminarista","religiosa que luta pela vida", "casal de namorados", "jovem falando pelas mulheres que sofrem", "estudante cadeirante","jovem das redes sociais","presidiário ou jovem da pastoral penal", "jovem com doença termina", "jovem deficiente auditivo" e "jovens da África, América do Norte, da América Latina e do Caribe, da Europa, da Ásia e da Oceania".
A última das estações será no próprio altar montado na praia, de onde o papa Francisco acompanhará todo o trajeto. Cortejo formado por 300 pessoas levará a Cruz Peregrina ao longo do percurso entre a Rua Paula Freitas e a Avenida Princesa Isabel. Cássia Kiss e Ana Maria Braga participarão das encenações.
Pouco antes da Via Sacra, o papa descerá de helicóptero no Forte de Copacabana e repetirá o caminho que fez na quinta-feira com o papamóvel.