Leia Mais
Frio pode ter feito mais duas vítimas fatais no RSCasal morre em SP ao improvisar aquecedor para o frioSão Paulo tem dia mais frio desde agosto de 2011Frio pode ter matado 16 pessoas em São Paulo e no Sul do paísA quarta vítima foi Luis Carlos Palegio Correia, de 58 anos, encontrado morto na calçada de uma lanchonete, na Cidade Tiradentes. De acordo com o filho de Correia, já fazia algum tempo que ele morava na rua e bebia diariamente. Um comerciante informou que, ao chegar no local por volta das 6 horas, a vítima já estava morta. O IML informa que os laudos com as causas das mortes ficam prontos em cerca de 30 dias.
Versão oficial
A Prefeitura de São Paulo divulgou nota informando que recebeu registro parcial de dois óbitos nas últimas 48 horas que podem estar relacionadas às condições climáticas. A nota afirma que a Secretaria Municipal de Assistência Social tem feito rondas por toda a cidade abordando moradores de rua e que esteve em ruas da Liberdade, onde um dos óbitos ocorreu, não encontrando moradores de rua no local.
A Operação Baixas Temperaturas oferece 12 mil vagas e registrou 11 mil acolhimentos em centros de apoio para os moradores de rua, nas madrugadas de quarta-feira e quinta-feira. O abrigo emergencial na sede da Defesa Civil recebeu 1.270 pessoas desde a última quarta-feira.
"Equipes de abordagem percorrem a cidade num trabalho de convencimento destas pessoas, para que aceitem a acolhida, onde recebem alimentação (jantar e café da manhã), cobertor, cama e kit de higiene pessoal. Vale ressaltar que as pessoas são convidadas a ir para os Centros de Acolhidas, mas não podem ser obrigadas a aceitar o encaminhamento", diz a nota. Para solicitar apoio para acolher uma pessoa em risco, qualquer cidadão pode ligar para o telefone 156 ou diretamente no atendimento da GCM (153) ou Defesa Civil (199).